Sob Vestes Drags

No quinto episódio do projeto Antropologias Compósitas, Ramon Reis conversou com a cientista social Izabela Jatene. O episódio pode ser ouvido aqui. Na conversa, Izabela contou sobre a sua pesquisa de mestrado com drag queens, realizada na cidade de Belém, em meados da década de 1990. A dissertação teve como título: “Tribos Urbanas” em Belém: Drag Queens – rainhas ou dragões?

Com base no conceito de sociabilidade, a autora desenvolveu uma pesquisa – na interface entre antropologia e sociologia – com o objetivo de compreender como determinados indivíduos construíam dinâmicas específicas de movimentação pela cidade.

Embora o eixo central do episódio trate de arte, cultura e política, em uma perspectiva de gênero e sexualidade, em alguma medida, do início ao fim dele é possível perceber a importância do cruzamento entre cidade e sociabilidade, especialmente a respeito do impacto de drags (Babeth Taylor, Yuka Necessaire, Biba Little e Gargamel) no espaço público urbano e em relação a outras “tribos urbanas” (skatistas, góticos, pichadores e reggaeiros), para a compreensão de como eram formados os ideais de modernidade na cidade de Belém.

Também participou do episódio a jornalista Adelaide Oliveira, que comentou sobre o período em que foi proprietária do bar Go Fish, epicentro de sociabilidade, durante a década de 1990, e um dos locais da pesquisa de Izabela. No relato de Adelaide é possível perceber a importância do bar para a afirmação de grupos que questionavam as convenções socioculturais da época.

Para saber mais, acompanhe o perfil do Compósita no Instagram (basta clicar aqui).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s