Como pensar as possibilidades de inserção e atuação profissional para antropólogas e antropólogos para além da academia? Essas questões foram algumas que orientaram o debate com Soraya Fleischer no 8° episódio do Conversas da Kata.
Soraya é responsável por uma disciplina de graduação sobre o mercado de trabalho da Antropologia. Organizada em blocos temáticos, nela Soraya discorre e conversa com profissionais sobre os espaços de atuação em que estão inseridos. A ementa e programa da disciplina podem ser conferidas aqui.
Ao longo da disciplina, estudantes descobrem que têm antropólogas em movimentos sociais, nas ONGs, nos sindicatos, nas agências de publicidade, em empresas de consultoria, pra só mencionar alguns. Essa matéria teve vários desdobramentos não planejados como a criação de redes de divulgação de estágios e empregos levando estudantes a conseguirem vagas enquanto estavam cursando a disciplina.
Para saber mais, escutem o episódio e leiam os textos recomendados no podcast.:
- “Onde uma antropóloga pode trabalhar? Relato de uma disciplina de graduação sobre Antropologia e mercado de trabalho“, de Soraya Fleischer.
- “A sociologia quando ‘sai’ da universidade: ilustrações para um debate“, de Adélia Miglievich.